terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pink Floyd - Time

Triste o fato de sobreviver sem viver. Ok, minha frase é clichê, mas e daí? Duvido alguém ser capaz de me dizer que não é verdade.
'Time' foi uma das primeiras músicas do Pink Floyd que eu ouvi e que me levou a ouvir mais a banda, e agora há pouco eu ouvi de novo, depois de um bom tempo. E cara, não tem como não ouvir essa música e não ficar pensando na nossa vida, no tempo que a gente tem pela frente e, meio que pesarosamente, no tempo que a gente fez passar despercebido, sem muita importância.
O tempo, as horas, também já são um assunto batido, mas não me interessa. É uma coisa fascinante, no bom sentido, acredito eu, apesar de todas as dificuldades que são enfrentadas. É o tempo que faz as coisas mudarem de figura, faz intensificar as emoções, faz mudar o humor, nos faz questionar e entender melhor as coisas, nos faz mudar sem que percebamos. E isso é bom.
Aliás, tudo gira ao redor do tempo. O trabalho, a aula, a obrigação, a refeição, o banho, o filme, o telefonema, a encomenda, a carona, a festa. O tempo nos regra o dia todo, toda a noite. É fato. O tempo nos controla e não o contrário, e todos sabem disso, por mais que queiram mudar. É assim que a vida é: o relógio controla o ser humano. Todos se acostumaram tanto com isso que passam a maior parte o dia pensando no horário que foi determinado e planejado previamente. O tempo é o que há de mais importante nas nossas vidas, e cada um deve saber administrar o seu pra poder viver bem.

Hahá. É aí que eu discordo. Discordo mesmo. Cara, como assim o tempo controla o ser humano?

Ok, eu concordo que isso acontece. Só não concordo que é o certo. O tempo é importante sim, é óbvio e eu não sou burra pra não saber. Mas alguém me diz se tem algo pior do que alguém que passa o dia olhando pro pulso? A questão 'tempo' se tornou a maior prioridade na sociedade atual, de tal forma que chega a ser mais importante do que o que se faz para passá-lo.
Não deveria ser ao contrário? Cada pessoa passar pela própria vida com prazer e sentir cada emoção sem a pressão de que horas começa e que horas termina?
Tudo bem, pense no seu futuro, ele é importante. Mas já reparou que hoje é o futuro do ontem?(dã. mas pense.) E disso, o que se aproveita? O futuro nada mais é do que o presente, que precisa ser vivido, e não só sobrevivido.
O fato de viver abrange muito mais do que estudar, trabalhar e escovar os dentes pensando no que vai se tornar daqui a 10 anos. O presente é viver sentindo os vários prazeres e algumas das dores que passam pelo caminho de cada um, mas sentir de verdade. Éparticiar ativamente da vida, pelo amor de Deus! E quantas pessoas se encontram no futuro bem sucedidas e infelizes? É importante gostar de viver, sem precisar de sentido sem precisar de motivo. Passar o tempo com o sentimento de que cada minuto é cheio, é completo.
Passar o tempo com a família, com os amigos, lendo, ouvindo música e mesmo ficando sozinho quando necessário é válido, desde que seja feito com tanta vontade quanto é possível ser sentida.
E essa é a questão, vontade por vontade, felicidade por felicidade, calmaria por calmaria, momento por momento, vida por segundo.

2 comentários:

pam, pam, pam disse...

oi malluuuuu

Anônimo disse...

Como assim o tempo nos controla? Podemos ir nessa noite mesmo até a praça, fazermos uma enorme fogueira com alguns amigos(mesmo com esse frio extremo), bebermos, rirmos, acendermos um cigarro dos bons e comfraternizarmos e nos abraçarmos e teremos nossos corações aquecidos e protegidos. Gilmar